terça-feira, 15 de junho de 2010

Receitinha - bolo de amêndoas com laranja.

Pois então, caros leitores. Vocês não devem saber, mas vida de doceira não é fácil. Ei, nem me olha assim porque não é mesmo! Imaginem vocês a dor que é pesquisar receitas e mais receitas, faze-las, prova-las. Vida dura, sabem?

hehehehe


Brincadeira! é uma delícia mesmo! Eu amo! Não me arrependo um segundo por ter deixado a minha carreira anterior (a psicanálise!) e passar minhas horas na cozinha, sentindo cheio de brownie e bolinhos. Meus vizinhos que devem adorar conviver com esses cheiros... tsc, coitadinhos...

Mas, voltando. O que acontece basicamente é que nós, doceiras, geralmente nos apaixonamos pelas receitas, queremos faze-las, vende-las, tudo por um mundo melhor, mais alegre. Só que nem todas as receitas são vendáveis. Por que? Bom, porque ou são caras demais, porque elas devem ser consumidas ainda quentes... enfim, um monte de coisas que desfavorece.

Confesso que sou extremamente apaixonada por essa receita que vou compartilhar hoje com vocês. Um vez fiz cupcakes dela com recheio de ganache amargo. Chocolate com laranja, gente, não é coisa de deus, acreditem.

A receita é do José Hugo Celidônio, a receita da calda é minha, porque já já disse que tô ficando metida. E a ganache... bom, a ganache não tem muito mistério mesmo!

Allez, allez!

Bolo de amêndoas com laranja.

350ml de amêndoas cruas (pois é, ele mede os secos com ml. eu acho legal porque não dá pra fugir da medida. Então pega um copo aí de 350 ml e coloque as amêndoas nele!)
4 ovos (gemas e claras separadas)
125ml de açúcar + 1 colher de sopa
1 colher de sopa de manjericão fresco bem picado (isso mesmo: man-je-ri-cão. eu particularmente acho a erva mais deliciosa, mais cheirosa, mais tudo. Faria fácil fácil um perfume de manjericão! Até porque, além disso tudo, afasta as possíveis energias negativas emanadas por quem não tem muito mais o que fazer da vida! :))
2 colheres de sopa de suco de laranja
3 colheres de sopa de raspa da casca de laranja

Modo de Preparo do Bolo:

Retire a pele das amêndoas. Como se faz isso? Simples: deixe-as de molho em água quente por uns minutinhos (mas não muitos pra não encharcar as amendoas!) depois esfregue-as. A pele sai rapidinho!

Pré aqueça o forno em temperatura de média para alta (minha mãe nunca entende porque eu pré-aqueço o forno. ela sempre reclama... ai, ai).

Forre uma forma rasa para bolo com 20 cm de diâmetro com papel manteiga. (pela receita a gente nota que realmente não é um bolo grande!)

Coloque as amêndoas descascadas num processador e bata para picar grosseiramente. GROSSEIRAMENTE. Importantíssimo que elas não virem pó.

Numa vasilha, bata as gemas com o açúcar e despeje no liquidificador ainda com o motor funcionando (CUI-DA-DO), para misturar bem com as amêndoas. Coloque a mistura numa vasilha grande e junte as raspas de casca de laranja, o manjericão picado e 2 colheres de suco de laranja. Em outra vasilha bata as claras em neve, junte 1 colher de sopa de açúcar e bata mais. Despeje metade na vasilha da mistura de amêndoas e misture bem; junte então a outra metade e termine de misturar.

Nesse momento vc pensa: CARA, ISSO NÃO VAI DAR CERTO. A CAROL E O JOSÉ HUGO COMEM COCÔ. Só te digo uma coisa: confie em mim.

Coloque essa massa na forma preparada e leve ao forno pré aquecido por cerca de 35 minutos quando terá uma cor levemente dourada. Deixe esfriar e transfira para um prato de bolo. Polvilhe com açúcar. Para servir, em cada prato coloque um pouco da calda de laranja e uma fatia do bolo.

Minha calda.

1 dose de whisky
1 xícara de suco de laranja
2 colheres de sopa de açúcar.

Misture todos os ingredientes numa panela e deixe apurar até ficar grossinho. Não tem medida de tempo porque depende basicamente do seu fogo. Sugiro que seja em fogo brando... porque TUDO na cozinha demanda tempo, calma e paciência.

Ganache

250 gr de chocolate amargo picadinho, bem picadinho mesmo
120ml de creme de leite de caixinha
2 colheres de sopa de conhaque

Misture o creme de leite e o conhaque numa panela. Deixe abrir fervura. Desligue o fogo e coloque o chocolate. Mexa, mexa, mexa, mexa até o chocolate derretor todo. Deixa esfriar e voilà. Sirva com o bolo ainda morno.

(nesse momento você tem absoluta certeza de que deus existe)


___________

Bom, não tem foto, blablabla, vou resolver isso em breve, blablablabla.

Mas eu juro que já fiz, juro que já foi sucesso total aqui em casa.


Nenhum comentário: